O azeite é um infalível Zelador para a saúde humana.
Hoje em dia sabemos através dos estudos epidemiológicos realizados, que é uma gordura monoinsaturada e tem na sua estrutura química uma ligação livre entre átomos de carbono para reagir com os outros átomos. Dai alertar na prevenção das doenças cardiovasculares.
O consumo do azeite esta associado a diminuição do colesterol total e das lipoproteínas de baixa densidade o “mau colesterol” – Low Density Lipoproteins (LDL) – e ao mesmo tempo aumentar a concentração das lipoproteínas de alta densidade “o bom colesterol” – High denty lipoproteins (HDL) – sendo estas responsáveis pelo transporte de colesterol em excesso da corrente sanguínea para o fígado onde acaba por ser catalisado.
Tem também uma boa percentagem de ácidos gordos polinsaturados essenciais ao organismo e baixa composição de ácidos gordos saturados.
O Azeite é rico em compostos fenólicos, em que estes representam grande importância no efeito do azeite na saúde, com funções antioxidante, ajuda a combater os radicais livres que se formam durante a atividade celular e que são responsáveis pelo processo de envelhecimento. Tem efeitos sobre alguns tipo de cancro, previne obesidade e diabetes, hipertensão, inflamações e proteção da pele. Favorece a absorção do cálcio e a mineração pelos ossos.
Os compostos fenólicos estão relacionados com o amargo e o picante presente no azeite. O azeite quanto mais amargo for terá á partida mais compostos fenólicos.